quarta-feira, maio 24, 2006

Finalmente...

..criei coragem e cortei o cabelo.

Tá completamente repicado... Curto em cima e, nas laterais, na altura da orelha. Na nuca tem um rabicho de um palmo. Gostei do resultado!

Fomos ontem, Alice eu, no salao da Galvao Bueno, na Liberdade. Depois, passei no Ikesaki e comprei henna, creme e xampu, pra fazer manutençao no novo visual. Almoçamos naquela casa de lámen, na mesma rua e fuçamos as lojas de quinquilharias domésticas. Como estava em clima de gastança, fiz a extravagância de investir 99 reais numa garrafinha térmica de aço escovado, pra viagem. Muito boa a garrafa. Já testei de ontem pra hoje. Eu nao sou muito ligada em garrafas térmicas. Prefiro esquentar café ou chá na hora, no microondas. A garrafa é pra minha filha.

Fazia um bocado de tempo que nao me dava direito a comprar uma inutilidade pra ela. Ao ler o blog da minha amiga Mitia, ou melhor, o que ela escreve sobre as travessuras e descobertas da filha dela, de 5 meses, me lembro daquela minha fase. Vinte anos se passaram! Aí, me lembro também de quando minha irmã e meu cunhado foram ao Japão com a mãe de meu cunhado. Na época, ele tinha uns 60 anos e a mãe dele, perto de 90. E ainda ela dava broncas e fazia recomendações, como se ainda fosse criança. A gente se cansa de ouvir esse papo, de que para as mães os fihos serão eternamente crianças, mas custamos às vezes a perceber o quanto às vezes somos ridículos!

Acho que já falei aqui que eu só me senti passando para o outro lado, o das mães, depois que minha mãe morreu... Acho que é assim mesmo. Enquanto elas estão perto da gente, ficamos no papel de filha. Aí, de repente, já passada da idade, me vejo obrigada a ser finalmente adulta! Será que consigo?


Trecho de e-mail que recebi hoje de uma amiga que mora em Mu zam binho:

"voce diz do coracao apertado.....e o que venho sentindo constantemente com a situacao politica, social, educacional, cultural, ambiental...do nosso pais as vezes acho que o problema sou eu, ja que fiquei quinze anos ausente daqui...fico indignada com a falta de palavra, respeito, responsabilidade das pessoas
aqui em Mu zam binho estou há pouco mais de 2 anos e meio para exatamente sentir de perto uma das facetas de artesaos... tem sido uma grande experiencia de vida, ao mesmo tempo em que entendo por que o Brasil e esse pais sem planejamento....às vezes as lagrimas rolam sem parar ao ver tanta ignorancia, mentira, materialismo..."

Também tenho dias em que lágrimas rolam sozinho. Mesmo assim, continuo otimista e esperançosa!