sexta-feira, outubro 03, 2003

Quem me ouve falar de amores
Pensa que eu nada sei...
É justamente o contrário...
É por ter provado de tantas fontes,
É por sobreviver a tantas aventuras,
Tantos riscos,
Tantas amarguras,
Que sei hoje exatamente
O que pode me aquecer...
A alma,
A mente,
O coração!

--------------------

Enquanto isso, minha amiga se identifica com estas estrofes, de Martha Medeiros:

25.

não devia te contar
mas se você guardar segredo
eu revelo este meu medo
de não saber amar

não devia te amar
mas se você guardar meu medo
eu revelo este segredo
que não sei contar

quinta-feira, outubro 02, 2003

O dia da Pomba

Amanhã, dia 4 de outubro, é o dia que justifica este meu apelido, de Pomba Enamorada!

Em 1970, começou a primeira paixão de minha vida! Depois, vieram tantas e tantas outras, mas nunca nada como aquela! E eu fiquei, durante muito mais tempo do que no romance de Ligia pensando naquele rapaz.

Atualmente, nem sempre me lembro na data exata, mas quando o dia se aproxima, não tem como brecar as imagens que voltam à lembrança.

Foi em uma linda primavera. Sei do dia certo porque um ano antes, em um sábado dia 4, foi o casamento de meu irmão mais velho. No ano seguinte, lá estava eu no mesmo salão, quando o vi!

Era ele lá no palco e eu, na primeira fila! Usava uma camisa rosa de listras mais claras e tocava guitarra! Uma guitarra vermelha... Eu tinha ido ali pra vê-lo. Todas as meninas só falavam nele, no galã. E eu, tão mal-arrumada, desengonçada, com 13 anos incompletos.

Foi aquela coisa de "luz dos teus olhos..." nossos olhos se encontraram e eu fiquei hipnotizada! Quase desmaiei quando ele desceu do palco e veio falar comigo! Me chamou pra tomar um guaraná.

Depois, foram dias sem vontade de mais nada. Só de pensar nele! Perdi a fome, estava nas nuvens... o rosto pegava fogo! Por pouco, sairia voando!

Foram cartas e mais cartas. Demorava 5 dias para percorrer 100km. Ele em São Paulo e eu na minha cidade. As cartas se desencontravam. Vinha a resposta de uma, enquanto seguia outra. Assim, eram duas até duas cartas por semana! Acho que até hoje seria capaz de reconhecer a letra dele... e aquela dobra nas folhas...

Demorou mais de seis meses para novo encontro e acabou em nada porque eu fugi! Nada aconteceu. Nem um beijo. Só dançamos. Durante umas 3 horas. Luz negra, vestido longo.

Depois, aqui em São Paulo, durante muitos anos, quando saía nova lista telefônica, a Pomba Enamorada ia lá conferir por onde ele andava.
Casada e já com uma filha, ficava pensando no que teria sido feito daquele rapaz. Nunca soube. Nunca tive coragem de telefonar, embora visse o número...

Muito legal recordar mais essa historinha. Tão singela, tão linda... Um amor que certamente só existiu na minha cabecinha. Quando tudo começou, eu tinha 13 anos e ele, 20...









Nossa... Hoje estive tão envolta com minhas atividades domésticas (sacolão, arrumações, cozinha), que me esqueci completamente de confirmar um almoço! Lá se foi a minha chance de conhecer o gatinho do strip no msn! Só me lembrei do lance quando uma amiga perguntou como foi o encontro! Como é que fiz isso? Pois é... fiz!

Depois, fiquei num pinguepongue muito bobo, por e-mail, com aquela amiga. Vocês sabem... às vezes a critico, mas me sinto culpada por não conseguirmos falar a mesma língua!

E a amiga fala que fala, que só fala do namorado que arrumou. Diz que tem um sorriso lindo, é carismático, mesmo sendo grisalho e tendo um barrigão. E ela me mostrou os poemas que fizeram. Que ele escreveu, que ela escreveu...

Tentei não me comportar feito menina esnobe, que faz pouco caso do brinquedo da amiga. Tive de me controlar. Foi difícil. Mas, ao mesmo tempo, fiquei me sentindo cruelmente superior, feliz. Feito aquela que vê a boneca nova da outra e fala: "Tenho dois desses. E os meus são mais lindos"

Não falei nada dos meus brinquedinhos, do meu poeta. Mas não resisti a mostrar um dos poemas, aquele que fala de estrelas. Os outros, mais íntimos, guardei na minha lembrança. Não podia fazer inveja. E aquele das janelas, então? Seria covardia... E por que falar que sou musa de todo um livro?


E depois, ela deu um jeitinho de falar que os olhos dele são verdes. Tive vontade de dizer: duvido que sejam verde-esmeralda como uns que olham nos fundos dos meus...

Como as mulheres são crianças! E cruéis! Mas eu sou comportada! Será? Estou sendo má, só de escrever essas coisas aqui... No fundo, no fundo, acho que estou invejosa dessa paixão que a amiga curte diariamente, integralmente!

É isso. Posso ter o brinquedo mais novo, mais equipado, mais possante... mas só posso brincar de vez em quando!

Ah... mas tenho outros guardados também! Pena que uns andam meio enferrujados.. eh, eh, eh!

quarta-feira, outubro 01, 2003

Não... isto não é uma paixao.

Dizem que paixões duram até 3 anos, no máximo. Saiu na Veja, lembram?

Agora, completamos 3 anos...
Quando acontecem essas coisas, acredito mesmo que eu mereço ser feliz!
Quem mais? Ele! De repente... inesperadamente, na hora certa! É a tal conjunção das estrelas!
Nossa... desta vez foi difícil. Mas valeu a pena! Não faz diferença se foi ontem ou há um século.


"O tempo é muto lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam. Mas para os que amam, o tempo é eternidade" (Shakesperare).


Nem falamos do cotidiano, das dificuldades, das derrrotas e vitórias. Nada disso importa.
Tanto faz se são horas de papo ou uma única palavra. Tanto faz se é um dia inteiro ou um minuto. Basta o jeito, o tom de voz... tudo maravilhoso!

Estou feliiiiiiiiz!

Tem gente que não entende este meu sentimento.

Vou explicar:

- Não tem posse

- Não tem compromisso

- Não tem cobranças

- Não tem promessas

- Não tem planos...

- Tem afinidade

- Tem compreensão

- Tem alquimia

- Tem magia...

- Tem saudades também...

E acho que é na saudade, no injustificável, inexplicável, que o elo aumenta.

terça-feira, setembro 30, 2003

Ufa! Tudo voltou ao normal. Tiraram a vaca da minha cabana.

Consegui terminar o trabalho em tempo. Só vou entregar com meio dia de atraso, mas pelo menos passei dentro do prazo pelo controle de qualidade (novo nome pra revisão)

E falta pouco pra ver Julius... aí, volto a sorrir e paro de brigar com quem aparece pela frente!

Acho que vou folgar amanhã. Eu mereço!
AVISO AOS NAVEGANTES:

- Não tô em greve;

- Não tô com problemas;

- Não tô de tpm.

- É só final de mês!

PS: vou conseguir cumprir o prazo. Nem que seja às 23h59!