sábado, julho 02, 2005

segundo post

Não sei por que o segundo post do dia não fica na mesma ordem decrescente... Isso às vezes atrapalha a compreensão dos acontecimentos.

Hoje começa o Festival Tanabata, na Liberdade. Vou pendurar meus pedidos. Não custa tentar, né? Ou melhor, custa pouco... Claro que tenho de estabelecer limites. Farei um de cada cor.

Já que o material existente na Internet é meio precário, explico:

Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas, origina-se de uma fábula japonesa.

A princesa Orihine e o pastor Kangyuque, apaixonados, esqueceram se de suas obrigações. Como castigo, os dois foram transformados em estrelas, Vega e Altair, com direito a apenas um encontro por ano, no sétimo dia do sétimo mês. Nos dias que antecedem esse encontro das estrelas, as pessoas fazem seus pedidos em tiras de papel (tanzaku) e penduram em hastes de bambu. Depois, os papéis são queimados, para que a fumaça leve o apelo às estrelas.

Algumas cidades brasileiras onde há concentração de descendentes de japoneses celebram esse dia com danças típicas e comidas vendidas nas ruas, imitando a tradição do festival existente em Sendai, capital da província de Miyagui.

Em São Paulo, o evento ocorre no bairro da Liberdade, onde também são vendidas tiras de papéis, nas cores adequadas para cada tipo de pedido: branco (paz), amarelo (dinheiro), vermelho (paixão), rosa (amor), etc.

Coisas do orkut

"A sociedade prepara o crime, o criminoso o comete".
Esta foi a mensagem de hoje no meu Orkut. Estranho, né?

Estou num sossego total. Pena que minha rinite tenha resolvido se manifestar em forma de espirros.

Minha intolerância continua em alta. Principalmente para papos online. Bloqueei mais algumas pessoas, incluindo aquela minha amiga mais antiga. Chato isso. Mas eu a avisei. Só trocamos patadas no MSN. Tudo que ela escreve me irrita. Imagine que ela colocou uma imagem de um rosto com lágrimas. Vejam um trecho do nosso papo:
Eu:
- Perguntei se era choro pq a foto nao está muito clara... podiam ser gotas de orvalho. E pensei que, se fosse choro, poderia ser por algum motivo...
Ela (depois de explicar que era obra de um famoso fotógrafo):
- Com que líquido ou material ele fez a produção dessa foto, não sei. Água, ou muito menos lágrimas propriamente ditas, é que não é.
Depois, ela me disse algo como:
- Seu perfil é público. Eu não tenho esse tipo de preocupação (de simbolizar alguma coisa com imagem do msn).

Penso que o problema não esteja apenas em mim... Afinal de contas, por que alguém acha legal um rosto com lágrimas?

quinta-feira, junho 30, 2005

coisas sinistras

Além de médico e doido, todos nós tendemos também a ser criminalistas...

  • Fiquei sem sono e vi a entrevista da secretária do Valério, no Jô. Como é de praxe, Jô não se aprofundou e nem a encostou na parede. Ela disse apenas o que queria. Praticamente foi uma defesa. Sinistro. Aí, tem... E o lance dos e-mails violados e supostamente materializados pelo PT. A moça usava hotmail... E aindas e vangloriou de ter dois e-mails. Hummm... Até parece que só podiam olhar no computador dela. E o da revista?
  • Muito esquisito aquele ursinho da Susane aparecer agora com arma dentro. Tenho quase certeza de que já mostraram antes o bichinho. Parece que o irmão tentava visitá-la levando o brinquedo. Não sei se é o mesmo. Mas era um ursinho sim. Agora, o recheio apresentado pelo tio, que era tutor do menino, que tenta deserdar a irmã... Sinistro...

terça-feira, junho 28, 2005

gula e saúde

Friozinho sempre me estimula a novidades culinárias. Tenho me esbaldado com variações de arroz integral e Ráris 7 grãos. Há algum tempo, Eduardo havia me falado dessa alternativa, semelhante a comida de passarinho. Fiz na semana passada uma canja maravilhosa com peito de frango (em promoção) e hoje repeti a dose, acrescentando couve picada bem fininha e muita cenoura. Ficou divino!

Na hora do almoço, fui ao sacolão da Eduardo Prado, onde uma amiga me disse que vendiam vários tipos de grãos a granel, incluindo linhaça e trigo. Dei com a porta na cara, ou melhor, com o estande desativado. Que raiva! Mas, tudo bem... encontrei linhaça em pacote, no supermercado comum, de onde trouxe outro pacote dos 7 grãos que parecem feitos de ouro, se analisarmos o preço. Segui a dica de uma pessoa e experimentei torrar a linhaça na frigideira. Não achei graça, mas já que parece fazer milagres, tentarei incluir mais essa sementinha na minha dieta, já que a soja parece ter calorias demais. E neste frio, tenho medo de olhar pra balança! Mesmo assim, não pensem que abrirei mão do meu Nhoque da Fortuna. Amanhã é o dia!

segunda-feira, junho 27, 2005

o que leva a ler?

Falo de blogs, claro. O que leva uma pessoa a ler um blog, a voltar a determinadas páginas? Texto interessante? Não... é muito pouco. Fosse pelos textos, tá assim de crônicas ótimas e profissionais na rede. Além de livros, é claro.

Então, eu respondo: é a afinidade, a vontade de saber da vida daquela pessoa, o que anda fazendo, o que se passa com ela. Depois que a conhecemos, através dos blogs, ficamos na expectativa de saber o próximo passo, como se fosse uma novela. Só que (quase sempre) real.

Aí vem a contrapartida: o que leva uma pessoa a fugir de leitura de blogs de pessoas conhecidas?
  • Talvez medo... (É o que alega meu amigo Eduardo)
  • Desinteresse...
  • Desprezo...
  • Inveja?

Ainda não concluí...

Porém, o meu vizinho, que garante dar uma passadinha vez ou outra por aqui (tanto que foi um dos suspeitos de ser a Esfinge) também criou um blog. Quando me mandou o endereço, não resisti a dar uma cutucada. Disse:

" É uma surpresa a sua adesão, considerando que já lhe recomendei a leitura de muitos blogs e o senhor nunca sequer os comentou..."

Ele garantiu que lê sim... Só tem preguiça de comentar. Fingi que acreditei. E depois me arrependi de encurralar o coitado. Aqui também vale o lance de pessoas que só dão valor ao que elas mesmas dizem. Não adianta tentar mudar. Se quisermos conviver pacificamente, o jeito é aceitar e entender. Paciência.