sexta-feira, junho 10, 2005

sexta tranquila

A operaçao de meu amigo foi um sucesso. Ele já caminha bem, sozinho, e os médicos se cumprimentaram ao examiná-lo. Eu fiquei muito feliz ao saber das novidades, ouvindo-o relatar animado ao telefone. Contou que a cirurgia foi toda filmada e será usada nas aulas de medicina.

Até o timbre de voz dele mudou. Quando o visitei no hospital, notei também que não contorcia mais a boca ou fazia caretas, como era de costume desde que o conheço. Eu achava que era mania dele, mas vai ver que tinha algo a ver com toda uma estrutura neurológia que se estendia à coluna. Ou talvez sejam daquelas mudanças que ocorrem na gente quando se vê quase na porta que nos conduz ao "outro lado". Já vi muita gente ressurgir de cirurgias de peso como "outra pessoa".

Sei que se eu continuar aqui neste tom, a periga a Esfinge ressurgir... Eh, eh, eh... Mas não se preocupem, que não vou cair no poço, apesar de umas tantas preocupações que me atormentam. Ao contrário do que possam imaginar, estou com todo pique para lutar, superando vestígios de cansaço e desânimo.

Minha filha não deu notícias do retorno ainda. Tento me tranquilizar, relembrando que ela nunca me telefona quando está tudo bem. Só me contata pra fazer manha, chorar, contar alguma coisa que a contrariou. Ufa, tomara que ela chegue apenas irada.

quarta-feira, junho 08, 2005

Lindo dia

Teremos tempo bom, ensolarado e ameno até sexta, pelo menos. Não vi a previsão para os próximos dias. Ainda bem, já formalizei meus pedidos a São Pedro e outros santos para que esses dias sejam favoráveis ao treinamento que minha filha terá no mato. Confesso que em nenhum momento imaginei que ela tivesse de passar por esse tipo de aventura durante o curso para f ormação de o f iciais. Na minha cabeça, o pessoal teria muitas aulas teóricas e alguma noção de como as coisas funcionam na prática. Achei que eles só observariam... Apenas agora entendo um pouco o que é escola m i l i t a r e o que é treinamento m i l i t a r.

Ainda por cima, eu tinha a ilusão de que o pessoal seria condecedente com a ala feminina. Imagina só... É muito mais difícil, pois além de tudo têm de ouvir comentários machistas pois parece que a própria corporação vê com desdém a idéia de lidar com mulheres no comando. É barra, e eu fico com o coração na mão, procurando demonstrar que encaro tudo com naturalidade. Fiquei na maior torcida pelo tempo, pela saúde, por todas condições boas nesta famigerada semana de treinamento na água. Parece que minhas preces serão atendidas e a caminhada de retorno pelo menos não terá chuva e frio, como no ano passado.

terça-feira, junho 07, 2005

ainda sonhos meus

Sobre o tema, meu amigo Eduardo escreveu:

"Pois é, minha querida amiga, de que são feitos os sonhos? A humanidade sempre procurou explicá-los e sempre estiveram no limite entre a premonição e, mais recentemente, a psiquê. Mergulhar nos sonhos é um exercício fantástico para o autoconhecimento, uma viagem para o interior de seus desejos e temores, um espelho mutante de sua realidade. Nos longos anos em que me dediquei à terapia (e já se vai uma década que parei), os sonhos foram matéria-prima para longas discussões e conjecturas. Aos poucos, fui identificando seus sinais e sua escrita. Figuras recorrentes, situações inusitadas, anseios simulados, jogos de esconde-esconde entre o consciente e o inconsciente. Não é uma tarefa fácil pois, como geradores das situações, faltá-nos o distanciamento necessário para avaliar aquilo que criamos. Estamos, literalmente, dentro da própria obra que criamos e, muitas vezes, não vemos seus limites, sua extensão. Não vemos, muitas vezes voluntariamente, aquilo que os sonhos gritam, em seu grito sinuoso, ou sussuram em seu envolvimento. Continue a buscar suas respostas nos sonhos, mas não se limite a eles que são matérias diáfanas, véus transcendentes, passos hesitantes. Busque também o distanciamento de seus problemas e aflições, alegrias e desejos por uns minutos e procure um pouco de razão e silêncio. E da paz de espírito."

Ele um companheiro de estranhos sonhos... muito mais criativos e detalhistas que os meus.

Na verdade, acho que nem é isso. Apenas os sonhos sao reflexo do quanto somos observadores e pensantes em relaçao aos mínimos acontecimentos.

A respeito de vôos mais altos, hoje encontrei Zé Luiz e ele me falou de Fernão Campelo e dos estudos de projeciologia. Tem tudo a ver. Eu li uma resenha desse livro aos 16 ou 17 anos, na revista Seleções, alguns anos antes da obra de Jonathan Livingstone estourar por aqui. Lembro-me de que fiquei muitos dias voando e pensando sobre o vôo daquela gaivota.

segunda-feira, junho 06, 2005

uuuuuuuufa

Quando eu me preparava pra fazer um pratinho e ir à noite ao hospital, recebi um telefonema. Meu amigo teve alta! E o melhor: uma ambulância do HSP ó levará até a cidade dele, indo buscá-lo na quarta para os exames. Maravilha, ne? E tudo isso, sem ter de mexer pauzinhos. É o serviço público funcionando, atendendo devidamente seus trabalhadores, que têm direito a tudo isso! Fiquei feliz e aliviada! Alfredo já caminha bem, por conta própria.

PROTESTO!
De novo, Luiz?
E sem aviso, assim de repente?
Buáááá!!!