quinta-feira, dezembro 12, 2002


Movi para a data de hoje a segunda parte do post de ontem. É que deu maior bagunça...
Assim, pelo menos a ordem fica certa.
Hoje comecei meu dia antes das seis da manhã. Mesmo assim, espero tornar a postar.

Havia prometido não tocar mais no assunto. Entretanto, não pude deixar de comentar com meu amigo da agência de turismo, juntamente com quem fui acusada de prestar favor visando a uma comissão.

Não era minha intenção publicar, mas vou seguir a sugestão de uma amiga que acha que pensamentos tão nobres merecem ser lidos por mais pessoas.

Aqui está o texto do meu amigo:

E eu que mesmo sem conhecê-lo já gostava de seu amigo português por tabela, ou seja, por nossa ótima amizade e por você demonstrar tanto carinho e preocupação por ele, eu naturalmente já o via também como um bom amigo . Lembro-me da primeira vez que pesquisamos exaustivamente um hotel que fosse bem localizado e tivesse o lay out e equipamentos que ele apreciaria. Vizinho ao Sheraton e Intercontinental, hotéis caríssimos, conseguimos aquele muito mais barato e porque não, melhor. Agora, nessa oportunidade, tão em cima da hora, devido a proximidade do metrô recomendei o flat que é bom e teve o preço muito reduzido devido a concorrência do Formula 1, o hotel mais barato de SP, que é vizinho ao flat. Não digo dessa vez, mas da primeira vez, por nossa amizade, parei de fazer coisas importantes só para ajudar-lhe na pesquisa.
Esse senhor evidentemente parece-me ser pessoa de larga experiência de vida devido às viagens internacionais ao longo de tantos anos. Isso em geral abre muito a cabeça e os horizontes das pessoas. Por isso e pela amizade que vocês tinham, fiquei absolutamente perplexo com o comentário maldoso de que eu teria ganho comissão pelas reservas feitas...... A rigor, seria absolutamente natural pois ninguém trabalha de graça a não ser eu que o fiz por ele. Com toda a experiência dele se ao menos ele tivesse observado que as reservas em ambas as ocasiões foram feitas por você e não por minha empresa o que elimina a possibilidade de qualquer remuneração (não uso o termo comissão, pois dá a impressão de ser dinheiro de regociatas) esse tremendo mal-estar e em especial indelicadeza teria sido evitado. Graças a Deus eu nada ganhei com isso. Aliás, ganhei sim. Ajudei a um amigo seu e esta satisfação é uma "comissão" que meu espírito não abre mão de ganhar :-))))))Às vezes coisas acontecem que podem nos levar a precipitações e conseqüentemente a cometer injustiças. Se é que vocês foram tão amigos, demonstre sua amizade dando a outra face e uma oportunidade a ele para que, mesmo terminando a amizade, não fiquem maus sentimentos a corroer corações e mentes. Eu, com 41 anos, sinto que daqui pra frente não tenho mais cabeça para me consumir com maus pensamentos...... Ninguém merece isso depois de uma certa idade..... espero que vocês possam encerrar tudo sem mágoas e guardar lembrança somente dos bons momentos....
PS (eu pensando..... "e pensar que eu vendo suite no Steiguenberg em Dusseldorf a US$700,00 a diária e ter que houvir uma dessas....... :-)))))))) ainda bem que meu lema é.... perder o bom humor, jamais!!!


* * * *

Pena que eu não estou ainda em condições de oferecer a outra face. Ainda estou baqueada. Mas tudo que aconteceu não permitirá que anule os bons momentos que tive graças à companhia daquelas pessoas. Como comentei antes: pena que elas morreram e eu nunca acreditei em ressurreição. Até prova em contrário.

Entretanto, não deletei as fotos nem os e-mails antigos.

Até hoje me arrependo das fotos que destruí e das cartas que queimei ou rasguei quando adolescente. Refiro-me a namorados, é claro. Tudo merece ser guardado, mesmo que sejam páginas negras. Do mesmo modo que acontecimentos históricos vergonhosos – da Inquisição a tantas guerras... Afinal, até o obscurantismo da Idade Média é aceito hoje como uma transição que se fez necessária para o amadurecimento da humanidade... E há também quem cultue os encantos daquele período, coberto pelo mistério e pela ignorância que massacrou tantos inocentes. Do martírio surgiram santos e mitos românticos... e também as obras de arte. Tudo nas trevas... a ciência parou, a busca do conhecimento se estagnou... a ignorância ficou camuflada nos painéis e telas...

* * * *
Vai ver que eu estava sendo feliz em demasia...

Tentarei pensar que tudo que houve foi uma compensação que a vida me reservou para contrabalancear com as tantas coisas positivas que me são destinadas. Principalmente em relação a amigos. Sem dúvida, sou uma pessoa privilegiada... E todos esses acontecimentos me abriram os olhos... Pena que essa abertura seja assim dolorosa... Mas é o que acontece quando nos habituamos a usar óculos escuros toda vez que saímos ao Sol. Nossas pupilas têm preguiça de se contrair...ou então ficamos com medo de criar rugas desnecessárias ao firmar demais as pálpebras.


Depois de um papo cheio de emoções, o Baixinho de Taubaté mandou um e-mail relembrando Charles Aznavour:

Ontem ainda

Ontem ainda,
eu tinha vinte anos,
acariciava o tempo,
e brincava de viver,
como se brinca de namorar,
e vivia a noite,
sem considerar meus dias,
que escorriam no tempo,
fiz tantos projetos, que ficaram no ar,
alimentei tantas esperanças, que bateram asas,
que permaneço perdido, sem saber aonde ir,
os olhos procurando o Céu,
mas, o coração posto na Terra;

Ontem ainda,
eu tinha vinte anos,
desperdiçava o tempo,
acreditando que o fazia parar,
e para retê-lo, e até ultrapassá-lo,
só fiz correr e me esfalfar,
ignorando o passado,
que conduz ao futuro,
precedia da palavra "eu" qualquer conversação,
e opinava que eu queria o melhor,
por criticar o mundo com desenvoltura;

Ontem ainda,
eu tinha vinte anos,
mas, perdi meu tempo
a cometer loucuras,
o que não me deixa, no fundo, nada de realmente concreto,
além de algumas rugas na fronte e o medo do tédio,
porque meus amores morreram antes de existir,
meus amigos partiram, e não mais retornarão,
por minha culpa, criei o vazio em torno a mim,
e gastei minha vida e meus anos de juventude,
do melhor e do pior,
descartando o melhor,
imobilizei meus sorrisos e congelei meus choros,
onde estão, agora,
agora, meus vinte anos?


Taí o Baixinho... uma pessoa a quem imediatamente perdoei por uma grande mentira. Importou-me mais o fato de ele ter resolvido se apresentar como ele mesmo, ainda a tempo. Importou que ele quis se mostrar real e transparente, não por medo que eu descobrisse ou desconfiasse. Foi porque um dia ele quis ser meu amigo de verdade. Sinto saudades... Faz um tempão que não nos vemos pessoalmente. Eu com minhas dificuldades e ele com as dele, em Taubaté.

Pena que as pessoas mais legais estão tão longe... e muito, muito mais longe, o Fábio... mas em janeiro, ele "desce" para Curitiba... e aí... quem sabe?

Por falar em saudades... Julius foi para Blumenau.... Aaaaaaaai que falta me faz um colinho!

* * * *

Para não dizer que ignoro a família... Hoje é noite de HQ Mix. Não "ganhamos" nenhum prêmio. Mas coube coube a nós a entrega das estatuetas... e as badalações...

5 comentários:

Anônimo disse...

Excellent post however , I was wanting to know if you could write a
litte more on this topic? I'd be very grateful if you could elaborate a little bit more. Bless you!

Check out my homepage web page

Anônimo disse...

Abdominal Circle Pro Sale

Feel free to surf to my web blog; ab circle pro reviews

Anônimo disse...

I was able to find good information from your articles.

Here is my blog post: garcinia cambogia

Anônimo disse...

Hello, just wanted to say, I liked this post. It was funny.
Keep on posting!

Visit my blog; best free backup software

Anônimo disse...

Hi! Someone in my Facebook group shared this site with us so
I came to look it over. I'm definitely enjoying the information. I'm bookmarking and will be tweeting this to my followers!

Wonderful blog and outstanding style and design.

Also visit my weblog ... Ab Doer Twist

Postar um comentário