sábado, março 05, 2005

Comentários

Sabe o que é chato nos comments? Agora que arrumei espaço pra eles, fico achando que se ninguém fala nada é porque não lê. Ainda não aprendi que 99,99999% das pessoas nada comentam. Já pensou se todo mundo que comprasse jornais e revistas enviasse cartas ou e-mails? Pois é...
Mas, voltando ao meu caso, agora fico com maior sensação de interrogação. Não saber se estamos sendo lidos, quantos leitores temos e se alguém aprova ou reprova nossas idéias será sempre o grande mistério.


-----------------------

Depois do dia de gelo e de indiferença, Julius apareceu ontem no msn. Como eu o havia bloqueado, nem sei há quanto tempo estava on. Mas quando percebi, logo o desbloqueei. Única diferença é que, desta vez, não lhe dirigi a palavra. Não é que o traste me mandou um "oi" e botou marquinha de "ao telefone"? Depois de uns 15 minutos falou comigo. Conversa de sempre: está trabalhando em casa, não tem liberdade, etc, etc.. .Droga! Por que o desbloqueei? Porque sou apenasmente uma mulherzinha idiota! E sujeita a recaídas...
Nem eu nem ele falamos do aniversário dele, que foi no dia 3. Se ele tivesse comentado, eu diria: "Eu me lembrei, o dia todo... mas fiquei quieta porque você não falou nada no meu..."
Até parece...

sexta-feira, março 04, 2005

Parece que consegui remover uma nuvem negra de cima da minha cabeça! Tanto é que até me animei a mudar a cara do blog. Agora tem espacinho pra comments no Holoscan. Já devia ter criado vergonha e providenciado isto há mais tempo. Mas andei com baita preguiça mental.
Finalmente encontrei uma alma esclarecida, inteligente e direta, que falou em minha língua como fazer isso. Foi o Luiz, o meu assessor especial para assuntos blogueiros. Para começar, ele me respondeu que o Blogger não permite ao dono da página o gerenciamento dos comentários, isto é, se alguém escrever algo que eu não goste, não posso apagar. Sinceramente, eu não estava preparada para isso. Então, fiquei com o Holoscan (www.holoscan.com).

Como isso funciona? Vou explicar.

O Blogger tem um esquema padrão para que as pessoas comentem aqui o que você escreve. Isso você habilita em settings de sua página e pode configurar em Template. Só que, essa forma padrão não permite que você tenha controle sobre os escritos críticos dos outros. Se alguém botar monte de palavrões, por exemplo, você nem pode censurar. Mas existem outras alternativas, entre as quais o Holoscan, que é uma página onde ficam guardados os comentários. Para que isso aconteça, o dono do blog tem que ir lá na página deles e fazer um cadastro indicando o endereço de sua página, depois de criar um login e uma senha. Com a senha, as alterações do que recebe como comentário podem ser feitas no site do Holoscan. Simples? Nem tanto. Tem uma receitinha que eles dão que você precisa colar no template do seu blog. Até que um usuário nem tão avançado feito eu pode fazer isso. Só que muitos preferem não falar, pra deter o conhecimento. Outros não sabem e fingem que sabem, complicando a explicação.

Agora, só falta ninguém querer se manifestar mais! Até agora, 3 pessoas me escreveram, em 3 anos de blog. Quem sabe, com o link a estatística melhora? Ou piora...

quinta-feira, março 03, 2005

Depois de experimentar outros templates, acabei ficando com este, igual da Kell. (Desculpa, menina, mas é que você tem bom gosto, viu?).
----------------------------------------
Eu queria saber se o autor do blog pode gerenciar os comentários. Então, saí perguntando pra quem parecia que entendia do assunto. Claro, logo a gente pensa em "profissionais" da área, vocês sabem, essa gente que se diz expecialista em internet, consultor, informático, etc..
Aí, tive o diálogo a seguir, no MSN:
  • - Vc tem/entende de blogs, João? Falo do blogspot. Sabe se o autor pode gerenciar comments?
  • - Não tenho, comecei um no Kit Net mas ele fechou para os gratuitos. Alguns tem um bom script de gerenciamento de comentários, outros nem tanto
  • - Quero só saber se as coisas mudam de um template para outro.. mas já que vc nao tem exp. prática, deixa pra lá...
  • - É verdade, que mudam, mudam, mas não tenho experiência prática mesmo.
  • - Os scripts são diferentes em todos eles.
  • - Em todos templates do blogger? Ou vc se refere a diferenças de um servidor pra outro?
  • - As diferenças estão normalmente além de como o servidor trata o script, na construção do próprio. Uns são em CGI outros em outra linguagem outros em PHP, depende muito. Há quem os misture com Visual Script. Por isso uns são melhores que outros.
  • - EU SÓ QUERIA SABER SE NO BLOGGER SAO TODOS IGUAIS. Responde "sim" OU "nao".. ou "NAO SEI".
  • - Bom no Blogger sim , normalmente cada servidor usa o seu próprio, o que deve mudar deve ser alguma implementação de configuração ou alguma personalização se ele permiutir. Uns deixam você personalizar outros não.
  • - DEVE, mas vc nunca viu?
  • - Mas o que sei do Blogger está atrasado, pois desde de 2003 que não vou lá ver nada. Se mudou, não sei.
  • - Ah, tá... 2003...
-----------------------
Fiquei tão apavorada com o fato de ter apenas 28 dias em fevereiro, que corri além do necessário. Consegui fechar o mês no dia 25 e me dei ao luxo de passar alguns dias sem pensar no trabalho. Aí, acho que foi pior. "Mente desocupada, oficina do diabo!"
Foi entao que baixou a crise de tristeza... Deixei-me contaminar por outras pessoas em situação semelhante a minha. Mas tudo tem razão de ser! Também sou humana, tenho direito a crises. Pelo menos uma vez ou duas por ano, me dou ao luxo de chorar. Outro dia comentei com Eduardo que havia chorado. Ele ficou muito surpreso. De fato, foram poucas vezes que ele me viu deixar cair algumas gotas... Nesse ponto, minha formação oriental dificilmente me permite chorar em público. Até quando adolescente, só chorava trancada no meu quarto. Bom... e aqui estou eu, já com 3 dias de atraso. Estou tc, tc, tc desde as 6 da manhã. Ótimo, né?


O Professor começou o post de ontem perguntando se eu gosto de chocolate. Minha menção ali nada tinha a ver com o restante do texto.

Sei que ele fez isso só porque viu o quanto estou triste. E ele acertou. Foi um gesto singelo que me fez sorrir, sim! Então, aproveito pra falar de chocolate.

Nunca fui fissurada em chocolates. Mas, certa vez, conheci uma pessoa que fazia ovos, bonbons e coelhas grávidas. Me animei e fui fazer um curso, desses de um dia, antecedendo a páscoa. Pouco depois, veio o aniversário de minha filha, de quatro anos. Resolvemos festejar e ganhamos o show da Monica de presente. Para compor o tema, inventei de fazer pirulitos com a carinha dela. Ainda não existiam forminhas próprias, licenciadas. Mas inventei um jeito, untando vac-form com óleo de amêndoas. Com chocolate branco, anilina vermelha e um pouco de chocolate preto, consegui o tom exato da pele, com bochecha rosada e tudo. Os cabelos, fiz depois, manualmente, com tirinhas de chocolate amargo, hidrogenado, com palito de dentes. Minha filha contou pra escola toda sobre o show e os convidados foram se multiplicando mais do que coelhos. Resumindo: em uma semana fiz mais de 500 pirulitos! Por isso, não suporto cheiro de chocolate até hoje, quase 16 anos depois! Ah! também não consigo comer bolachas com cheiro de baunilha, depois que trabalhei ao lado da Petybom. Acho que preciso trabalhar ao lado da Visconti, pra me afastar dos panetones! eh, eh, eh!

PS

Recadinho para o Professor: Entendi a pergunta. Eu não como chocolate, mas procuro manter o gasto de calorias em dia, sim!

Ninguém quer saber de pessoas tristes e lamurientas. Ninguém quer escutar reclamações. Ninguém quer papo com alguém que responda: "mais ou menos" a um "como vai". Nem eu. Temos de pensar nas coisas boas. Temos de ser polianas.

====================

Esta noite sonhei com meu irmão número dois. No sonho, eu era adolescente e ele era meu pai. Ele chegava em casa com o olho inchado e machucado. Fora agredido por uma mulher que acumulava lixo no quintal. Ele havia ganhado alguma licitação para cuidar da remoção do entulho. No entanto, a família ficou sabendo do ocorrido pelos jornais apenas. Quando comentamos, ele mostrou uma lesão na altura do pescoço, além do olho inchado. Meu pai e minha mãe também figuraram no sonho, mas não participaram diretamente. Só estavam no cenário. Minha mãe mexendo nas coisas da cozinha e meu pai, lendo jornal numa poltrona.

Agora cedo, soube que meus irmaos estiveram conversando com o depto juridico dos liquidantes daquele grupo, pra tentar um acordo sobre o lance da hipoteca... Tá meio complicado mas acho que vão dar um jeito, sem movimentação real de grana. Evidente que o sonho foi motivado porque eu estava com essa preocupação na cabeça. Nessas horas, confesso que acabo rezando. Acho que já deixei de ser atéia, agnóstica ou incrédula faz tempo... apesar de não saber exatamente em que acreditar. Como disse o Dr. Schamb, é o único jeito de não enlouquecer diante da falta de explicações para certos "fenômenos". Até mesmo para coisas que nossa mente provoca.

Ando mergulhada neste casulo de melancolia e lágrimas. Por isto nem me animei a falar de uma coisa tão boa. Quero dizer, até uma coisa boa acaba nos parecendo um problemão quando a gente não está bem... Minha gata Donatella nos presenteou com 5 filhotes. São 3 siamesinhos e 2 frajolinhas. Parece que só tem uma menina. O olhar de Donatella, antes arisco e desconfiado, agora é meigo, doce, maternal. Uma ternura só. No entanto, este é um segredo que ainda não revelei a quase ninguém. Medo de ser criticada... Só contei para Eduardo, que me escreveu:

"Fico fascinado com o nascimento. É algo milagroso e, apesar de tudo, a coisa mais natural da vida! E os filhores, então. Parece que de propósito, assim é a Natureza, eles são tão fofinhos e inspiram carinho imediato. Mas aí crescem, se desenvolvem, criam corpo e personalidade, comem e sua ação fisiológica complementar...Mas e daí, nós os amamos do mesmo jeito porque representam o milagre da vida, de estarmos aqui depois de milhões e milhões de anos desde que aquela amebazinha se dividiu nos tempestuosos mares ou na poça de argila. Estão aí para nos lembrar que a vida prossegue e temos que ficar atentos: seja para vivê-la, seja para apartar os gêneros enquanto há tempo! De qualquer forma, uma casa com filhos, filhotes, é abençoada."

Esse é um amigo que apóia tudo que eu faço. Mesmo as coisas insanas...

Ah, sim.. falo de pessoas do meu mundo real. Falei dos felinos com Jose Luis, de Porto e também com Glória. A concessão foi só porque eles têm parentes veterinários e, por tabela, adoram bichos!

quarta-feira, março 02, 2005

Depois de umas 4 tentativas, consegui chegar a um template aceitável, embora não muito diferente de alguns que já usei.

Este fundo não ajuda muito na visualização. Vou tentar clarear.


A tristeza não passou.

Lavei os olhos muitas vezes hoje. Correu muita água. Estou em intensa campanha para encarar alguns problemas de frente. Assumir situações, aceitar. Primeiro passo que é admitir um "fim de caso", eu já fiz.

Morreu mesmo. Mas tá difícil enterrar. E o primeiro grande passo que darei é amanhã, aniversário dele. Vai ser a grande prova, a do silêncio.
Lágrimas correm quando me lembro das vezes em que telefonei para ele, quando eu estava feito barata tonta. Com medo, muito medo. Eram pensamentos que não podia dividir com quem estava perto de mim, a minha própria família. Precisava falar. Liguei para algumas pessoas. Eduardo me escutou horas, na noite em que minha mãe disse que iria partir em breve ("amanhã ou depois"). Ele não.

Mas, por que falo disso agora? Porque só agora acordei e tomei consciência do que aconteceu.
Cada vez que vejo um amigo me perguntar, com sinceridade, se eu estou bem - querendo saber como realmente eu estou - o jeito despreocupado dele me machuca lá no fundo da alma... É isso!
Mas nem é primeira vez que passo por isso. Vou sair dessa, mais fortalecida!

terça-feira, março 01, 2005

Fiz uma cópia de tudo que postei até agora (quase 3 anos!) com o Teleport Pro. Agora mudei o template. Tava monótono demais.

Repararam que ando escrevendo sem parar nos últimos dias? Pois é... sabe o que isso significa? Que meu coraçãozinho está novamente acendendo! Ai, ai, ai. A gente sofre, mas não existe coisa mais deliciosa! É quando ficamos com aquele olhar distante, pensando naquela pessoa...

  • Será que ele quer?
  • Será que estou me iludindo?
  • Amizade ou amor?
  • Pêra, uva ou maçã?
  • Será banana?
  • Bom... eu adoro banana!
  • E se for abacaxi?
  • Tentação perigosa!

-----------------------

Merece ser guardado parte do e-mail de Alice: "Ah, gosto de me lembrar dos poucos passeios que fizemos juntas com o seu amigo Eduardo. Ele tem uma cara legal e é bem espirituoso, mas não me atreveria a falar com ele (nem com ninguém) sobre política nem entrar em qualquer tipo de polêmica. Não é receio de discussão ou briga, é porque acho ele muito inteligente, assim como você. Seria covardia, ignorância ou uma nova estratégia de viver zen? Não sei se conseguirei manter esse truque para não pular no pescoço de alguém, "tipo" no do meu irmão, das minhas primas, do maridão (só família, que coisa). Até que esse truque não está me reprimindo, pelo que observo acho que, sabendo aplicar o truque, o resultado é saudável. Quanto às discussõezinhas com seus amigos, a esta altura, já passaram. Sim porque sempre estou em atraso com você. Ah, por que Burilamento é o tema da mensagem? Já ia me esquecendo. Explico: ontem à noite, ao fuçar livros que deveria levar para abater no ingresso da peça, encontrei um que se chama "Assim vencerás" (Fco. Cândido Xavier). Hoje de manhã li a seguinte mensagem: Burilamento - "Se a provação te busca, não desanimes. Segue. Ninguém te estrague o dom de renovar a vida. Todos vivem na Terra com lições e problemas. Pelas próprias tendências, saberás por que sofres. Nossa luta maior será sempre em nós mesmos. Segue e confia em Deus. Deus te orientará." Este livro ainda estava na outra casa. Gostei, depois passo para você. E aí como está seu dedinho? Nos cortes que fiz no nariz e na testa espirrei o spray anti-séptico da Band-aid. Foi bom. Infelizmente, fiquei com uma lombadinha no nariz. De frente, não dá para perceber tanto, mas de lado... Droga, tudo bem. Sabe, ontem comecei a escrever... nem sei bem o que vai sair, pois pensei em registrar alguns dados bíblicos, mas, depois, ao começar escrever misturei minhas idéias com histórias vivenciadas com meus pais. Espero que consiga dar continuidade. Dependendo da minha perseverança, talvez faça um blog."

Roubei esses versos de uma pessoa que escreveu para um amigo meu:

Nem prosa, nem poesia.
Nada traduz o que se sente.
Nem as palavras se traduzem em outras línguas.
Língua é questão de sentimento.
E sentimento não se traduz.
Por medo. (Flávio Aguillar, in "Faxina Geral" - 1993)

Meus pensamentos estão confusos. Meus sentimentos, idem. Talvez por isso, não consiga escrever direito. Claro, escrever é simples questão de ordenar as idéias.
Com isso, confesso que ainda me fazem faltas os poemas de Julius. Entretanto, não há como cobrar versos. Nem sentimentos.

Ontem, uma leitora deste blog me escreveu. Disse que lê há mais de um ano. Foi uma surpresa muito boa. É o terceiro leitor desconhecido com quem me comunico. Primeiro foi Marcos, lá de SC. Depois, Kate, que de Porto Alegre foi para Salvador.
A esta altura, não sei se ainda tenho outros leitores. Conhecidos ou não. Alguns amigos reais afirmam que têm medo de me descobrir aqui. Ou melhor, de se descobrirem. Estranho isso, né? Algumas pessoas para quem mostro a URL se animam por uns dias. Depois, acho que acabam se entediando. Às vezes me intriga que nem curiosidade têm. Eu, se descubrisse que um amigo meu tem blog, leria direto. Pelo menos espiaria, pra ver se ele não falou de mim. Eh, eh, eh!

Por falar em "amigos" que lêem... Queria dar um recadinho pra uma pessoa, o Barão.
Olha, Fe... Não sei por onde você anda... Queria lhe dizer que me lembro de você com muita ternura. Quando quiser, me telefona. Meu nome e número estão na lista. Eu acho que ainda você se lembra do meu sobrenome. Durante muito tempo mantive seu nome no meu msn, mas acho que vc nunca pode entrar, assim como nao acessa sua caixa postal. Pelo menos foi a explicação pelos cartões que me enviou. Confesso que eles mexeram muito comigo. Foram muito singelos. Só não lhe retribuí igualmente ou lhe dei esperanças vãs porque não daria certo. Mesmo assim, tenho saudades... sobretudo em momentos de grande sensibilidade... Sei que o magoei. Espero ter sido perdoada. Espero que você esteja feliz, lindinho (aprendi com Alice a chamar pessoas queridas de "lindinho"... e pra mim você é assim).

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

A revista Veja da semana trata novamente do velho tema: diferenças entre homens e mulheres... Conclusões óbvias que recusamos a aceitar. A gente sempre querendo que eles pensem como nós, que nos entendam... Impossível!
E quando o tema é amor... mais complicado ainda! Afinal, o que é amor? O que não é? Mais velho que falar da roda... Mesmo assim, hoje o Professor fez umas considerações que roubei lá do blog dele:

"A um certo homem, numa época dura como as pedras que rolam da montanha, foi solicitado que falasse de amor... e ele falou. Tanto disse que precisou exemplificar, e nos deixou a certeza na própria pele, para constatar que ?prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão?. Amar é isso. É a entrega suprema de si para o outro, porque só pode haver felicidade quando ela é mútua, quando ela não se subjuga à posse, quando ela não se submete ao egoismo."

O maior problema é esse: o egoísmo.

E enquanto o outro é importante, conseguimos alimentar o tal amor incondicional. Mas... chega uma hora que enche o saco, ne?
Para que meus pensamentos não se percam em mais um windwos detonado, posto aqui um e-mail que enviei esta manhã à minha querida amiga Alice:

Já se passaram quatro meses desde que minha mãe se foi. E logo fará um ano que vc se despediu da sua... Dizem que o tempo pra "cair a ficha" de que nunca mais veremos alguém é de dois anos. Deve ser pelo menos isso. Muitas vezes me surpreendo pensando em telefonar pra ela.. e também pra outras pessoas que não podem mais atender a ligação. Entre essas pessoas, dona Júlia. Às vezes, quando me doía o fundo dos olhos, eu ligava pra ela... assim, do nada... Felizmente ainda me restam muitas pessoas queridas neste mundo. Entre elas, você. Eu continuo lavando meus olhos várias vezes por dia. É aquela sensação de impotência... tristeza sem explicação. Não propriamente de saudades, porque nem era tão ligada a minha mãe assim... Mas, no dia 8 fez 26 anos que perdi meu pai... No dia 7 de março serão 7 anos do meu irmão mais velho.. Logo depois, no aniversário da minha filha, 4 anos do outro irmão. As datas me levam a pensar em todos... Juntamente com meus parentes, me recordo também de seus pais, de sua tia, seu primo Manuel... e, é claro, de Judite e dona Júlia... Tem ainda a dona Rute, minha vizinha querida... e sr. Hans, meu vizinho da porta em frente. E meus tios e tias... Acho que só você pode entender estas minhas divagações. De repente, paro e me lembro da conversa que tive com Zita pouco depois que a Ju se foi. Ele, ainda ateu, fazendo troça do "mundo espiritual" em que a mãe e irmã acreditavam. Ele achava engraçado que "do outro lado" tudo fosse que nem aqui. Ainda comentou: "será que lá também tem computador e internet"? Muitas vezes, me perco em devaneios, imaginando que todo esse pessoal está em algum lugar, num lindo jardim, conversando. Falam de mim, que sou o elo de ligação deles. Minha mãe supera as barreiras de língua, os bloqueios todos e bate um papo animado com dona Júlia e dona Maria, sua mãe. Até a Wanda, que não mencionei ali em cima, aparece para dar aquela risada gostosa... Meu pai está numa rodinha à parte, em paz com meus irmãos. (foi justamente com aqueles dois que ele teve as maiores desavenças)... Afinal de contas, o que é o "mundo espiritual"? Deve ser um campo energético formado por nossas lembranças, talvez... E quando temos boas lembranças, as pessoas "vivem" agora no paraíso. Será?

domingo, fevereiro 27, 2005

Comentários de meu analista virtual número 2, o S c h a m b o u r c i:

Acabar na cama nada tem que acabar. Amizade é amizade. Quando a cama acontece ja nao se trata de amizade e sim o inicio de uma relacao que frequentemente so se complica com o passar do tempo. Vira cobranca, imposicao e quando um nao quer... Acaba se rompendo exigencia. É muito dificil hoje vc se relacionar com alguem. Tudo se confunde. Quando vc acha que esta numa relacao de amizade o outro ja esta numa relacao de cobranca
Entrando em outra...

Sabe quando a gente cai na real? Quando começa a se curar de uma paixão cega.
E sabe quando isso acontece?
Quando você começa a ver que existem outras pessoas muito mais interessantes! Quando você percebe que pensa muito mais em outra pessoa do que naquela...

----------------------------------

Meu amigo Professor (de camisa amarela) ficou doente. Inicialmente, pareceu muito grave. Me deu um nó na garganta. Baixou peso na consciência por tê-lo desprezado, não dando a devida atenção, ridicularizando-o até. A idéia de que pudesse perdê-lo me fez perceber o quanto ele é importante para mim. Pensei, pensei, pensei. Chorei até. Fiquei muitas tardes esperando notícias dele.

----------------------------------

Esta noite tive outro sonho esquisito.

Estava em minha cidade natal e reencontrei ZL, o último namorado que tive por lá. Eu estava fazendo curso de Economia ou Direito, na universidade local. Brigava contra o tempo para concluir e entregar um trabalho. Usava uma máquina de escrever eletrônica (do tipo Praxis) em sala de aula. De repente, me dei conta de que viera embora esquecendo-me da entrega, embora o trabalho estivesse pronto. Percebi isso quase chegando em casa, de ônibus urbano. Desci pra pegar um táxi e dar meia-volta. De repente, estava ao telefone com ZL. E ele não era mais ele. Era o Carioca. E começou a me consolar, dar conselhos mil. Sei que chorei muito, mas me senti aliviada.
Esquisito, né?
Mas a mistura dessas duas personagens tem sentido. É porque ambos trabalham no B B. E esse banco foi-me lembrado na quinta-feira por Li. Ele comentou que o pai cuidava da carteira agrícola, no interior de SP, em uma cidade com muitos japoneses. Naquele momento, veio-me à lembrança a figura de ZL, pois era justamente isso que ele fazia quando a gente namorava...
Todas as vezes em que sonho, fico matutando sobre as causas. Sempre tem um motivo. Fantástica a nossa mente, ne?

É observando as outras mulheres, o ridículo pela qual elas passam, que consigo me ver com um pouco de transparência. O que mais a gente quer é se iludir, pensar que as desculpas que eles apresentam possam ser verdadeiras.

"Tadinho, ele trabalha tanto!"
"A mulher dele é uma megera!"
"Os filhos estão em idade difícil!"
"E ganha tão pouco..."

E por aí afora...