segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Para que meus pensamentos não se percam em mais um windwos detonado, posto aqui um e-mail que enviei esta manhã à minha querida amiga Alice:

Já se passaram quatro meses desde que minha mãe se foi. E logo fará um ano que vc se despediu da sua... Dizem que o tempo pra "cair a ficha" de que nunca mais veremos alguém é de dois anos. Deve ser pelo menos isso. Muitas vezes me surpreendo pensando em telefonar pra ela.. e também pra outras pessoas que não podem mais atender a ligação. Entre essas pessoas, dona Júlia. Às vezes, quando me doía o fundo dos olhos, eu ligava pra ela... assim, do nada... Felizmente ainda me restam muitas pessoas queridas neste mundo. Entre elas, você. Eu continuo lavando meus olhos várias vezes por dia. É aquela sensação de impotência... tristeza sem explicação. Não propriamente de saudades, porque nem era tão ligada a minha mãe assim... Mas, no dia 8 fez 26 anos que perdi meu pai... No dia 7 de março serão 7 anos do meu irmão mais velho.. Logo depois, no aniversário da minha filha, 4 anos do outro irmão. As datas me levam a pensar em todos... Juntamente com meus parentes, me recordo também de seus pais, de sua tia, seu primo Manuel... e, é claro, de Judite e dona Júlia... Tem ainda a dona Rute, minha vizinha querida... e sr. Hans, meu vizinho da porta em frente. E meus tios e tias... Acho que só você pode entender estas minhas divagações. De repente, paro e me lembro da conversa que tive com Zita pouco depois que a Ju se foi. Ele, ainda ateu, fazendo troça do "mundo espiritual" em que a mãe e irmã acreditavam. Ele achava engraçado que "do outro lado" tudo fosse que nem aqui. Ainda comentou: "será que lá também tem computador e internet"? Muitas vezes, me perco em devaneios, imaginando que todo esse pessoal está em algum lugar, num lindo jardim, conversando. Falam de mim, que sou o elo de ligação deles. Minha mãe supera as barreiras de língua, os bloqueios todos e bate um papo animado com dona Júlia e dona Maria, sua mãe. Até a Wanda, que não mencionei ali em cima, aparece para dar aquela risada gostosa... Meu pai está numa rodinha à parte, em paz com meus irmãos. (foi justamente com aqueles dois que ele teve as maiores desavenças)... Afinal de contas, o que é o "mundo espiritual"? Deve ser um campo energético formado por nossas lembranças, talvez... E quando temos boas lembranças, as pessoas "vivem" agora no paraíso. Será?

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do visula novo, da nova cara de seu blog...Tudo novo...Isso é bom...Por isso, mãos à obra, tudo novo... Inclusive " ele"...As águas que trazem as mágoas são as mesmas que as levam embora quando voltam ao aoclidir com o barrancos...

beijos

Postar um comentário