sexta-feira, março 04, 2005

Parece que consegui remover uma nuvem negra de cima da minha cabeça! Tanto é que até me animei a mudar a cara do blog. Agora tem espacinho pra comments no Holoscan. Já devia ter criado vergonha e providenciado isto há mais tempo. Mas andei com baita preguiça mental.
Finalmente encontrei uma alma esclarecida, inteligente e direta, que falou em minha língua como fazer isso. Foi o Luiz, o meu assessor especial para assuntos blogueiros. Para começar, ele me respondeu que o Blogger não permite ao dono da página o gerenciamento dos comentários, isto é, se alguém escrever algo que eu não goste, não posso apagar. Sinceramente, eu não estava preparada para isso. Então, fiquei com o Holoscan (www.holoscan.com).

Como isso funciona? Vou explicar.

O Blogger tem um esquema padrão para que as pessoas comentem aqui o que você escreve. Isso você habilita em settings de sua página e pode configurar em Template. Só que, essa forma padrão não permite que você tenha controle sobre os escritos críticos dos outros. Se alguém botar monte de palavrões, por exemplo, você nem pode censurar. Mas existem outras alternativas, entre as quais o Holoscan, que é uma página onde ficam guardados os comentários. Para que isso aconteça, o dono do blog tem que ir lá na página deles e fazer um cadastro indicando o endereço de sua página, depois de criar um login e uma senha. Com a senha, as alterações do que recebe como comentário podem ser feitas no site do Holoscan. Simples? Nem tanto. Tem uma receitinha que eles dão que você precisa colar no template do seu blog. Até que um usuário nem tão avançado feito eu pode fazer isso. Só que muitos preferem não falar, pra deter o conhecimento. Outros não sabem e fingem que sabem, complicando a explicação.

Agora, só falta ninguém querer se manifestar mais! Até agora, 3 pessoas me escreveram, em 3 anos de blog. Quem sabe, com o link a estatística melhora? Ou piora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário