sábado, março 26, 2005

Crise de Identidade

Quero explicar....

Deixei de comentar certos assuntos aqui por problemas de identificação, ou melhor, de revelar minha identidade secreta... Estou estudando uma solução para contornar isso.

No Orkut, tive finalmente a oportunidade de "conhecer" pessoas fantásticas. Encontrei-as em comunidades dos quais participo. Tem algum tempo que não me animava com novos contatos. Revendo o history de minha vida virtual, percebi que a última pessoa "interessante" que conheci foi em agosto do ano passado.

Mas, nem pensem muito mal (ou bem) de mim. Desta vez é uma mulher! Nossos papos têm levado a descobertas animadoras, a retomada da idéia de que vale a pena insistir! Conhecer pessoas é a viagem mais maravilhosa que existe!

Quando conheci Liam, concluímos que a porcentagem de acertos era de uns 3%. Cada vez a taxa vem baixando. Mas isso acontece porque o universo aumenta em PG e teclamos em PA!

sexta-feira, março 25, 2005

Por que bloqueio


Não vejo problema algum em bloquear pessoas de nossa lista de contatos ou ficar invisível para elas. Os recursos estão aí para atender às nossas necessidades. Eu faço isso numa boa e se me perguntarem, respondo. Só não digo coisas do tipo: "não consegui acessar ontem", "meu computador estava com problemas" ou "minha rede caiu". Muito pior é responder: "pera, telefone". Claro que essas situações podem acontecer. O telefone toca bem no meio de uma conversa com alguém pela internet. De qualquer forma, você escolhe prioridades. De repente, pode dizer para a pessoa ao telefone: "um instante, que estou terminando uma conversa pela internet". Por que não? Quem definiu que quem está na internet pode esperar, está em plano secundário? Tem gente com quem falo praticamente só pela internet e com quem tenho assuntos relevantes, sim. Inclusive de trabalho. Costumo passar orientações, comentários e instruções aos colaboradores pelo icq e pelo msn. Esses instrumentos são muito práticos, principalmente para se economizar telefonemas. E ainda tem o detalhe de não precisarmos fazer anotações do que combinamos. Basta rever o history. Tem também momentos em que aparecem pessoas com quem quero conversar sem ser interrompida. Ou mesmo mostrar fotos exclusivamente para ela. Então, o jeito é bloquear grupos ou listas inteiras. Não vejo deselegância ou deslealdade. E evito dar exlicações desnecessárias. Claro que tem também os inconvenientes de plantão, os chatos, aqueles que nos procuram só pra pedir informações, favores. Quando estou sem paciência, boto esses no bloqueio também. Mas geralmente ajudo quem precisa. Ensino o que eu sei e não seguro informações. Tem também aqueles que eu bloqueio porque só gosto de conversar com elas em situações especiais. E não quero vacilar, dizer bobagem ou ser grosseira. Ah... e tem ainda aquelas pessoas que eu não quero que saibam que eu estou em casa numa sexta à noite ou que levanto cedinho no domigo. Tem aqueles que eu vigio, pra ver se em vez de executar o trabalho urgente ficam de lero na internet. Enfim, bloquear é um direito!
Mas este assunto surgiu porque outro dia descobri como saber quem nos bloqueou no msn, sem nenhum software ou truque. Meu erro foi contar a descoberta para algumas pessoas. Elas ficaram constrangidas porque acharam que eu me incomodava com o fato de ser bloqueada por elas. Não era o caso. Só fico meio triste quando percebo que alguém tem tempo para todo o resto do mundo, menos pra mim. Por outro lado, o truque me deixou feliz pois descobri que tem umas pessoinhas que entram e vêm direto falar comigo. Descobri também que quando alguém não me vê on, logo me envia um e-mail ou telefona. Logo, bloqueio também é uma faca de dois gumes!

quinta-feira, março 24, 2005

confusões

Às vezes os e-mails parecem ter vontade própria. Saem sozinhos disparados do outlook, numa escorregada de dedos. Disparei um desses ontem, numa mensagem meio mal-humarada para Lídia, cujo começo de endereço é "li" e foi para Liam. E o pior: não coloquei o nome no cabeçalho, como de costume. Em seguida, escrevi outro, me desculpando e explicando que era uma alfinetada na amiga. E adivinha? Quase foi pra ela! Ainda bem que o quase me salvou!

Hoje estou mais calma. Disse-me o meu primeiro amigo virtual: "tudo na vida só tem sentido quando se tem uma paixão. Pode ser paixão por uma pessoa, um ideal..." É isso... Pode dar em nada, mas tudo fica mais rosadinho quando a gente pode ir dormir pensando em uma idéia, uma pessoa... Bom... Ainda não achei nenhuma nova paixão, mas pelo menos mudei o foco dos meus pensamentos e já dá pra fazer planos pra depois da Páscoa. É alguma coisa, né?

Tava até pensando em criar outro blog, de medo que certos amigos adivinhem meus pensamentos nas entrelinhas. Mas acho que algumas pessoas nos conhecem ao vivo e desistem de ler aqui. Concluem que sou uma pessoa aqui e, ao vivo, outra. É possível. Todos nós temos várias facetas. Apenas demonstramos uma em cada oportunidade, sendo todas verdadeiras.

*******

Sempre que chega a Semana Santa e vem essa história de católicos não comerem carne, lembro-me de meu pai, no tempo em que ele era ateu, embora de formação budista. Papai costumava comentar indignado: "Vocês católicos deviam ficar o dia inteiro com a cabeça embaixo das cobertas, chorando a morte de seu Senhor. Eu vou comer carne, que não tenho nada com essa história". Parece bobagem, mas foi uma das coisas que me fez desistir de ser batizada, quando tinha por volta de oito anos e quiseram me catequisar. O tempo passou, tive muitas idas e vindas. Não optei por nenhuma religião. Perdi meu pai, meus dois irmãos e minha mãe, além de muitos amigos queridos. Nessas horas, volta a eterna indagação. Continua sem resposta. Mas, pelo sim pelo não, aproveito essas datas para estar mais comigo mesma e pensar um pouco nas pessoas queridas. E desejo feliz páscoa a quem considero importante. Independentemente de qualquer coisa, a idéia de renascimento e esperança é bonita. Então, por que não comemorar com ovos de chocolates e presentinhos? Feito criança, estou feliz este ano pois ganhei presentes, alguns ovos e uma cesta de trufas. Com isso, acho que perdi meu trauma e aversão a chocolates. Para compensar, ganharei alguns quilinhos, como comentou o Professor outro dia, lá no blog dele.


* * * * *

"Feliz Páscoa!", "Feliz Dia Internacional da Mulher", "Feliz Dia das Mães", "Feliz Natal", etc e tal. Bom ouvir os cumprimentos quando sinceros. Uma chateação receber aqueles emails barulhentos, destinados a meio mundo e ainda sem apagarem o 'fw" no subject.
Quando as pessoas irão perceber que um simples e singelo cumprimento, sem formatação, mas teclados com os próprios dedinhos, sem cut (ou copy) e paste vale muito mais?
E quando as almas insensíveis perceberão o valor desse cumprimento? Pois é... enviei os cumprimentos de coração . Mais uma vez, fiquei esperando um alozinho de gente que não mais se lembrou... e mais uma vez chorei com alguns cumprimentos!


*********

Ontem, quando estava pra lá de exausta, quase desligando o computador, recebi uma música por e-mail: Yolanda, na versão cubana, creio que de Pablo Milanes. Aproveitei para escutar a canção na voz de Chico e comparei as duas letras. Engraçado como línguas tão semelhantes têm expressões distintas! Do mesmo jeito que o amigo remetente que pouca atenção deu à primeira vez que tocou Os Argonautas e depois escutou "até furar o hd" ao perceber os versos de Fernando Pessoa, essa melodia custou a penetrar em minha alma. Confesso que só entendi direito quando achei a letra, na página da Terra do Nunca. Aproveito pra deixá-la registrada aqui pois o link pode desaparecer antes deste blog:

Esto no puede ser más que una canción
Quisiera fuera una declaración de amor
Romántica, sin reparar en formas tales
Que pongan freno a lo que siento ahora, a raudales

Te amo, te amo, eternamente te amo
Si me faltaras no voy a morirme
Si he de morir quiero que sea contigo
Mi soledad se siente acompañada

Por eso a veces se que necesito
Tu mano, tu mano, eternamente tu mano
Cuando te vi sabía que era cierto
Este temor de hallarme he descubierto

Tu me desnudas con siete razones
Me abres el pecho siempre que me colmas
De amores, de amores, eternamente de amores
Si alguna vez me siento derrotado

Renuncio a ver el sol cada mañana
Rezando el credo que me has enseñado
iro tu cara y digo en la ventana
Yolanda, Yolanda, eternamenteYolanda
Eternamente Yolanda, eternamente Yolanda

*********

quarta-feira, março 23, 2005

Ainda estou de pavio curto, aborrecida, com tolerância pra baixo de 1 milhão. Nem eu me agüento. Mas antes assim. Me agüentar triste é muito mais difícil.

Ontem à tarde, sumi da net porque fui dar umas voltas por aí. Almocei com ZL, aqui no bairro. E depois, proseamos bastante. Abobrinhas. Em seguida, fui dar um jeito nos pés e mãos. Para que não meta os pés pelas mãos, como diria o Professor. Eh, eh, eh... Eu não sou boa em metáforas.
Já que ele comentou um post meu, também faço aqui uma réplica, considerando que não posso postar comentários no blog dele:
Ah... Eu tb não sou chegada em coisas do Tio Sam. Mas que seus comentários têm um fundo invejoso típico de nós, pobres latinos, los hermanos pobres. Tal qual Glória Perez na nova novelinha global. Faz parte e entendo bem. Também já tive minhas fases de pensar assim. E é essa a razão de uma grande falha na minha formação, resultante da aversão ao inglês, que até hoje me impossibilita entender o que eles dizem.
Ah... Eu desisti de Mad Maria.. e também de América. Melhor dedicar esse tempo a uma boa leitura ou ao travesseiro!



----------------------------------

Roubei esses versos da minha xará da comunidade do Orkut:


Sim, sei bem
Que nunca serei alguém.
Sei de sobra
Que nunca terei uma obra.
Sei, enfim,
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser.

Ricardo Reis
(heterônimo de Fernando Pessoa}

segunda-feira, março 21, 2005

O ovo de Colombo

É sempre assim. Depois que você pelejou, brigou, fez de tudo e acha uma solução, vem todo mundo dizer: "Ah, isso resolvia, você não sabia?"

Eu:
- Li tudo quanto é fórum.. e ninguém apontava uma soluçao tao simples
Jorge:

- É a melhor saida. Eu já andei levando chumbo desse scanreg, embora nem saiba ao certto porque, já que ele poucas vezes apronta uma, mas é ainda uma solução.

O diálogo se refere a um Trojan de estimação que criei no meu hd secundário durante exatos dez dias. Era o Start Page (detectado pelo Norton e nao pelo Panda e Housecall). Norton mostrava, isolava, apagava... e nao limpava. Tentei meia dúzia de antispys e o maldito se.dll voltava! A porcaria me fazia abrir páginas no IExplorer e mudava a página inicial a cada reinício.
Hoje, a um passo da formatação, de repente veio um clique: scanreg!
Prontinho! Restaurei o registro do dia 7. E tá tudinho com dantes da praga!
Agora eu pergunto: se essas pessoas realmente sabiam, por que não sugeriram? Pra guardar o trunfo na manga do colete? Ou se fazem de sabidos, pra nao dar o braço a torcer? Seja lá qual for a opção, é uma mesquinharia, que infelizmente acontece muito no mundo da informática. Os que demonstram entender um pouco mais que o usuário comum fazem de tudo para deter a informação e manter o servicinho de pronto-socorro aos incautos.
Mas, me aguardem! Seus dias estão contados! Vão todos ser varridos do mercado. Lembram do tempo em que vocês cobravam a hora em dólares? Lembram quando cobravam por programinha instalado? Pois é... Em breve, quando o analfabetismo informático for erradicado, ninguém precisará desses trastes!

domingo, março 20, 2005

só trabalho...

Semana passada, praticamente só trabalhei. Quero dizer, conversei com as pessoas, li, vi a nova novelinha... Só não me animei a fazer nenhum programinha diferente. Nem almoçar ou jantar fora. Consegui fazer boa economia, além de uma dieta mais saudável. Não tô reclamando, não. Pelo menos o serviço tá em dia. E depois... odeio ficar perdida no trânsito e enfrentar problemas dessas chuvas em SP.

***********
Sobre a minha cidade...

Diria Agnaldo Silva: "a vida real é mais incrível do que novela"!
A cerimônia de posse foi interrompida por oficiais de jsutiça, em meio ao discurso do novo chefe do executivo. Por ora, ficou tudo por não dito. Igual antes, até a resolução de instância superior. Foi mais surpreendente do que a interrupção do leilão daquele quadro em "Senhora do Destino". De repente, morreram na praia!

Inacreditável!

***********