sexta-feira, março 18, 2005

Minha cidade pela janela da net

E minha cidade foi notícia esta semana. Apenas 5 linhas em jornal de âmbito nacional, algumas notas em noticiários do interior e várias páginas na imprensa local. O chefe do executivo e seu vice foram cassados. Foram convocados os segundos colocados para o posto. Na fase intermediária, assumiu o presidente do legislativo. Acompanhei pela internet, observando as fotos com espanto.

Os novos cargos serão ocupados por meninos de minha geração. Um deles era o ídolo das adolescentes. Moço de belas pernas e jogador de vôlei, era a versão local do então jovem goleiro Leao, recém-estreado na copa de 70. Para completar, ele carrega um prenome duplo e sobrenome dos baroes de café. Última notícia que tive do moço foi sobre seu ingresso na FAU, o olimpo de nossa geração. Lá onde estudou Chico... Levei um choque ao ver a foto atual dele: calvo e bochechas de sabujo...

Enquanto isso, outro político em destaque é um menino da minha rua. Quando me mudei pra aquela cidade, ele já morava lá, num velho sobrado em ruínas. A mãe, de fama duvidosa, tinha um jovem "amigo" que o visitava todas as tardes. E as "janeleiras" falavam, enquanto o filho jogava bola e fumava. Esse menino já passava dos 15 anos e havia abandonado o ginásio. Era dado como "perdido". Não tinha emprego e ficava encostado no muro quando não corria atrás da bola. Tímido e mal-vestido, nunca cheguei a ouvir-lhe a voz. Certa vez, os amigos dele me mandaram um cartão perfumado de boas-vindas em nome do coitado. Eu fingi que não vi. Ele também fez que não sabia. Nunca conversamos, nos sete anos em que dividimos a rua. Hoje, vi-o na manchete do jornal local, discursando ao microfone: elegante, sorridente e seguro. Parece bem mais jovem do que seus contemporâneos...

*PS: Hoje tentei me adiantar ao Professor, já que ele me falou que passa por aqui antes de fazer o post dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário