sábado, julho 01, 2006

sonho com sosia do ministro

Estava com visita em casa. A família de uma amiga, aquela que está há quase dois anos na China. Só que no sonho, ela ainda tinha criançaspequenas, mais ou menos como há uns 10 anos. Eu havia preparado uma bacalhoada, do jeito que ela adora. Mas era só de bacalhau, cebola, batatas e cenoura. Saí para procurar pimentões e mais algum outro prato pronto pra complementar nosso almoço. Fui procurar uma rotisserie. Depois da compra, quando retornava para casa, encontrei um conhecido carregando muitos livros e revistas. Era a cara de um sujeito cuja foto vi na Internet há alguns anos, e que nunca o vi pessoalmente.Não me lembro do nome dele, mas me recordo bem das circunstâncias do nosso papo. Ele trabalhava na região do Anhangabaú. No sonho, ele me falou que estava numa pior e iria vender aquelas publicações, numa tal"operação verão". Me pediu ajuda. Precisava falar sobre aquelas obras de arte e não tinha menor idéia. Folheei os livros, na verdade, álbuns. Eram em papel com textura e alguns tinham traços a lápis que pareciam originais, iguais aos de um desenhista alemão muito conhecido, mas que esqueci o nome agora. De repente, olho para trás e vejo um japonês de vasta cabeleira e olhos muito pequenos, vestido de terno cinza. Era a cara do Koizumi. Dirigi-me a ele em japonês, meio sem graça porque ele me viu de papo estranho com o vendedor de livros. Expliquei a ele do que se tratava e que o rapaz passava por necessidades. Em seguida, complementei a explicação dizendo que fiquei olhando para ele pois se parecia muito com um de meus irmãos. Aliás, sempre achei que meu irmão lembra vagamente o ministro, de longe, o mesmo tipo físico e os cabelos quase brancos. O sujeito se interessou, examinou os livros e comprou-os quase todos. Fez as contas e um cheque, perguntando antes qual banco o vendedor preferia. Eu o ajudava a se comunicar, traduzindo. Mas, de repente, descobri que ele era nissei e até conhecia um ex-chefe meu, também nissei. Aí ficamos fofocando sobre o cara. E ele me mostrou a conta: total de R$3,999,oo. O valor estava escrito a lápis na página de um dos livros. Acho que o sonho parou por aí...

PS: O desenhista autor do livro do sonho era Steinberg. O cara não é alemão. É norte-americano nascido na Romênia, segundo Wikipédia. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário