domingo, agosto 14, 2011

homenagem singela


Foi meu primeiro grande amigo... único por muitos anos, até ir ao grupo escolar, aos sete anos.
Papai me ensinou até a brincar de casinha, fazendo utensílios domésticos com folhas de flandres, das latas (onde vinha óleo de amendoim ou algodão,mais comuns, antes da soja). Muito habilidoso, fabricava baldes, "bacias" e canecas de lata. Bons tempos da reciclagem espontânea!
Na nossa brincadeira de comidinha, assava pra ele bolos de barro e preparava saladinhas de capim e maria-preta.
Também com papai aprendi a gostar de gatos e livros!
Acho que o dom para a escrita também herdei dele...
Como ele, fui ateia durante os quarenta primeiros anos de minha vida. Como ele, depois mudei de opinião.
Filha temporã, fui privilegiada com um pai com paciência de avô.
Nos despedimos tendo passado poucos anos juntos.
O filtro do tempo, após 32 anos, me permite lembrar intensamente das coisas boas, de sua sabedoria. Até mesmo cenas que me magoaram hoje compreendo e resgato com imensa saudade. Os defeitos viraram idiossincrasias. E muitos deles, também incorporei à minha personalidade.

Na foto, para quem não faz ideia... Os engradados são de caixas vindas da Holanda, trazendo 'sementes" de batata inglesa. Os paus entrecruzados simulam trave de gol. Meus irmãos jogavam futebol, lá no sítio. Eu estou calçando alpargatas roda, na versão infantil, com botãozinho branco para prender. Era de cor vermelha. Aquele calçado precursor do tênis, com sola feita de sisal trançado. Lembram? Não, né... Maioria dos viventes de hoje não conheceu aquela versão. Mas talvez tenham visto as usadas com bordados, customizadas para acompanhar vestidos indianos.






FELIZ DIA DOS PAIS!

3 comentários:

Sbrasil disse...

É muito bom lembrar do nosso passado, seja ele bom ou ruim. Afinal é por causa dele que somos o que somos hoje.

Des Amis Bistro disse...

A lembrança é patrimônio inigualável e intransferível.
A beleza está em quem as guarda com carinho.

sulapiesan disse...

Xará,

Algo mais que temos em comum:o amor, o respeito e lindas lembranças vividas ao lado dos nossos pais.
É bom compartilhar essas emoções.
bjs

Postar um comentário