quinta-feira, março 06, 2003

Todo mundo deve ter um amigo que só sabe dar fowards incansavelmente. Esse amigo (geralmente amiga) recebe um poema, uma historinha de fundo moral, uma piada e pronto! Delira. Formata, bota um fundinho musical (um som alto e irritante, em ritmo acelerado), um papel de parede com efeito de espelho, gifs animados, assinatura 3D... e aí, gozam no momento supremo de dar o send!

Repararam que essas pessoinhas geralmente não lêem além das três primeiras linhas do que repassam? Aí, você um dia pega a pessoa de jeito, diz pra ela:
"Sabe aquele texto que você me mandou sobre..."
E ela nem deixa você terminar, revidando:
"E então? você gostou? Não é lindo? Reparou na música divina que eu escolhi?"
Minha nossa! O pior é que deve ser um vício contagiante. A cada dia aumenta o número de pessoas que só fazem isso. Ainda não encontrei um nome pra essa mania.
Como é que uma pessoa que mal conhece você, se rotula como amiga sua e se acha no direito a despejar tudo quanto é lixo na sua caixa postal?

Todos os dias, passo os olhos por pelo menos uma centena desses e-mails. Às vezes tento pegar pesado, dando indiretas. Geralmente essas pessoas nem sabem seu e-mail de cor. Pudera, você faz parte daquele grupo (de cco, que vira "undisclosed"). Mas essas pessoas não podem entender que você tenha outros interesses, tal a ânsia em "compartilhar" as coisas maravilhosas, os textos de auto-ajuda!

De vez em quando, mando comentários em resposta a alguns desses textos. Nunca recebi réplica. Claro sinal de que elas não lêem nada, apenas os poemas, as piadas, algo que não seja pessoal.

Cheeega! eu não quero mais ser CCO!

O pior é que, quando a pessoa lhe encosta na parede e diz: "Posso manter você na minha lista?" , você não tem coragem de dizer: "Não, me tira daí, pelamordedeus!"

Outro dia, tentei fazer uma amiga entender que a maior parte das pessoas não dá atenção a esses textos, que ela está assim se tornando uma spammer. E ela insistia: "mas eu quero dividir o que eu gosto".

Com que direito as pessoas acham que podem escolher o que você deve ler? O que você quer ver?
Se fossem novidades, tudo bem... Mas são na maioria textos que se encontram nas páginas de internet.
Na prática, o que essas pessoas fazem? Vão a uma banca de jornais, uma livraria, catam o que acham bonito e tentam obrigar você a ler. Só que, por e-mail, isso nao custa nada. Ah.. e quando se lembrar de ler um trecho, às vezes mudam um pedacinho, sem se importar com a autoria do texto original. E pior: às vezes apagam o nome do autor, mudam pra outro que acham mais bonito...

Quanta inconsequência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário