segunda-feira, dezembro 05, 2005

E ele fala de sentimentos...

Leiam com cuidado.
O texto a seguir foi escrito por um louco. Mas dizem que a fronteira entre a genialidade e a loucura é muito tênue...

Sabe que tem muita coisa verdadeira aí?
Não sei se ele copiou de algum lugar ou saiu da cabeça...




"... no meu consultório, tenho pacientes que volta e meia me perguntam : " Doutor, existe uma maneira segura de se chegar às terras do amor ? ". E eu respondo : " Não ! Não existe ! . "


De fato, quando você começa a se interessar por alguém, desvendar o misterio do amor é um processo longo e demorado. O amor é misterioso não por ser amor, mas por ser humano.... Você deve conhecer a história de Ali Babá e a caverna encantada. Para entrar na caverna, devia-se pronunciar uma senha : " Abre-te Sésamo. " Só dizendo isto, a porta se abria. Não adiantava dar murros, pontapés, forçar a entrada. A caverna não era proibida, ela era misteriosa, e só quem conhecia e respeitava os seus mistérios podia entrar.... O mistério era a senha, as palavras apropriadas, isto é a compreensão da caverna. Assim também acontece com o amor ao próximo. Quando começamos ficar interessados por alguém, não adianta querer arrombar, forçar a barra, queimar etapas, avançar semáforos que estão com o sinal vermelho. É preciso estar atento a si mesmo e, principalmente,ao outro. A aproximação é um processo longo e lento. Que vai demorar o tempo que for necessário e que nunca será bem sucedido se não for embasado numa amizade séria, sincera e honesta.

A amizade, aos poucos, cede espaço para a atração ( espiritual, física e emocional ). Atração é aquilo que sentimos quando encontramos alguém que nos encanta, que nos seduz e que faz a gente se perguntar como fazer para reencontrar aquela pessoa. É aquele nó no estômago, os olhares que se cruzam, um tremor inexplicável pelo corpo, é ficar pensando naquela pessoa a todos os momentos do dia, é exibir um sorriso diferente....de felicidade. Sentimos uma descarga de energia, uma vontado incontrolávelde seguir, de perseguir, de caçar. Estas são conseqüências diretas de ser direta e de viver em ritmo acelerado, aí concordo com você, nem tudo precisa ser em ritmo extensamente demorado. Mas que nunca se abra mão do diálogo franco, sincero, honesto. Pois mesmo os amantes possuem seus sagrados compromissos de vida, assumidos um perante o outro. Afinal ninguém está aí para ser usado, para ser tratado como criatura descartável.

A essas sensações de interesse, freqüentemente, damos o nome de tezão. Sentir tezão é estar física e emocionalmente alerta, atento, disponível. É estar ainda sintonizado, sensibilizado, sensualizado a todos os estímulos internos e externos que nos são enviados pelo ser que desperta este tezão.

Graças a esta dimensão, sentimos a vida à flor da pele e somos capazes de perceber e expressar de modo espontâneo nossos sentimentos e emoções. O que significa que somos capazes de criar, amar, jogar, brincar, lutar, pelo simples e encantado prazer de estarmos sendo positivamente estimulados por alguém especial.... De fato, Querida, o tezão está intimamente ligado a um tipo de alegria muito próximo do puro prazer dos jogos e brinquedos que transferimos da infância para o amor na fase adulta.

O que eu quero dizer é que me sinto bem por causa destes nossos contatos e peço-lhe desculpas por estar exibindo este bem-estar duma forma um tanto quanto professoral, acadêmica ( bom, para quem lida com a Educação, sabe tirar isto de letra.....rs ). Mas o fato é que me sinto bem. Espero poder retribuir.
Parece até que já lhe conheço há muito tempo pois sinto-me bem à vontade quando converso com vc."

Nenhum comentário:

Postar um comentário