segunda-feira, agosto 29, 2005

Razão dos nomes

Hoje, em plena segundona, parei pra dois dedos de prosa no Msn. Falamos sobre nomes, Lúcia e eu. Mais especificamente sobre alguns nomes que os descendentes de japoneses mais ganham no Brasil. Érica (semelhança com Eriko), Lilian, Líria (a flor lírio ou lis), Jorge (Jooji)

A conversa me fez lembrar de outro nome: Mercedes.
Triste lembrança pois vi ontem o nome de minha amiga de infância na necrologia do jornal online de minha cidade. Moreninha, filha de japoneses, ela virou alvo de gozação por ter nome de caminhão. E ela esbravejava e explicava que o nome feminino existia antes do caminhão e que ganhara esse nome em homenagem a uma tia. Ambas nasceram em Marília. E eu pensava: "Mas que coisa estranha. Além de tudo, a menina com nome de caminhão nasceu numa cidade com nome de gente!" E o nome daquela cidade veio de Marília de Dirceu. Tudo porque a próxima estação de trem deveria começar com a letra "m". E Dirceu? Antes era um nome poético, que remetia ao poeta inconfidente... Depois, a referência passou a ser um professor que tive. Mais tarde, o Dirceu Borboleta, da novela global. Agora, só nos lembra essa figura política, que de herói passou a vilão... ou será bufão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário